Saltar os Menus

Notícias

13 de Julho de 2020

Estatutos da Associação de Socorros Mútuos Fúnebre Familiar Lamecense

A Associação de Socorros Mútuos Fúnebre Familiar Lamecense, instituição de apoio social, tinha como objetivo custear as despesas dos funerais dos seus associados e familiares. Destacamos, como documento do mês, os Estatutos da Associação, aprovados por Alvará Real de 23 de junho de 1907. Tanto os Estatutos como o Alvará estão rubricado por El-Rei D. Carlos I.

Ler mais…

A Associação de Socorros Mútuos Fúnebre Familiar Lamecense, nascida no início do séc. XX, apresentava-se como uma instituição cuja missão consistia no apoio financeiro a franjas da população que se debatiam com dificuldades financeiras que as impediam de realizar funerais ou pagar as despesas inerentes aos enterros.

Nos seus Estatutos não é feita qualquer discriminação entre associados mas são evidentes as limitações no acesso à Associação a quem, como consta no seu art. 9º, não tenha “bom comportamento moral e civil” ou “ocupação honesta”, eventualmente em razão duma orientação sexual, identidade e/ou expressão de género que não fosse socialmente aceite e impedisse o acesso a este apoio social.

Esta notícia foi publicada em 13 de Julho de 2020 e foi arquivada em: Documento em destaque.