Saltar os Menus

Notícias

6 de Dezembro de 2022

Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal

 

Aceitação que fazem os membros do Cabido de Viseu, em como tomam por padroeira e protetora de Portugal, Nossa Senhora da Conceição.

D. João I coloca o reino de Portugal sob a proteção da Virgem e e manda erigir o convento da D. João IV, tornou permanente esta devoção quando, nas cortes celebradas em Lisboa, no ano de 1646, proclama a Virgem Nossa Senhora da Conceição por padroeira do Reino de Portugal.

El Rey Dom Joam Nosso Senhor enviara ao Reverendo Cabido huma provisam sua, em como tomara e tinha tomado por padroeira a Sanctissima Virgem Maria Nossa Senora da Concepçam, e bem assi huma carta, pera que os dittos officiaes da camera, juntandose como ditto he com este Reverendo Cabido e com o mais clero deste bispado, ouvessem por boa a ditta proposta”.

Aos 10 dias do mês de Fevereiro de 1647 o Cabido da Sé de Viseu, “em acto público e solemne”, e “para que fique em memória aos vindouros esta tam pia e catholica acção ordenada pello invicto e serenissimo principe Dom João quarto deste nome, Rey e Senhor natural nosso neste Reyno e Senhorios de Portugal, e imitando sua Real, e pia acção nos reconhecemos e confessamos por vassalos e escravos da Santissima Virgem Maria da Concepção May de Deus Senhora nossa”.

Esta devoção generalizou-se em todas as dioceses portuguesas e, a Senhora da Conceição, passou a ser a padroeira de Portugal “p.a maior gloria de Deus nosso s.or exaltação de sua Ig.ra Catholica extirpação das heresias, e conversão das gentes; e esperamos com grande e christam confiança na infinita Misericordia de Deus nosso S.or que por meio da Santissima Virgem Maria da Concepção May Sua e Senhora nossa protectora e padroeira deste Reyno e senhorios de Portugal nos ampare e defenda dos nosso inimigos e conçeda a El Rey nosso sr. a a este reyno grandes victorias triunphos prosperidades e augmentos“.

Em 8 de Dezembro de 1854, pela bula Ineffabilis Deus, o papa Pio IX proclama como dogma de fé a evocação católica a Nossa Senhora da Conceição, também evocada como Imaculada Conceição.

No dia 8 de dezembro comemora-se a Padroeira de Portugal – Nossa Senhora da Conceição.

Esta notícia foi publicada em 6 de Dezembro de 2022 e foi arquivada em: Documento em destaque.