Saltar os Menus

Notícias

5 de Dezembro de 2023

Foi há 657 anos…

Decorria o dia doze de dezembro do ano de 1366 quando Afonso Martins fez uma doação ao Cabido de Viseu, de um moinho, herdades e campos na Ribeira de Pavia, para que o Cabido promovesse por ano três missas oficiadas e seis comemorações.

Na época Afonso Martins ofereceu as suas propriedades como forma de pagamento ao Cabido da Sé  para a realização de três missas por ano pela alma do seu irmão Vasco Martin.

“Doação que faz Afonso Martins, meio-cóego, testamenteiro e irmão de Vasco Martins, ao Cabido de Viseu, do moinho, herdades e campos na Ribeira de Pavia, para que o Cabido diga por ano três missas oficiadas e seis comemorações. Del.: moinhos que foram de Pero André e ora são de Rodrigo Eanes e Maria Lourenço, Reixeque, campos a par dos moinhos da ponte.- Feita na Sé, ante o altar de S. Sebastião.- Testemunhas: Gonçalo Esteves e [Geraldo Domingues] meios cónegos, Lourenço Eanes, abade de Mões, [Cristóvão] Domingues, clérigo e outros.- Nt.: Gonçalo Domingues, tabelião do Rei em Viseu.- Tem sinal de tabelião.

No verso: 16. Testamento de Vasco Anes pello qual deixou ao Cabido erdade no Pavia – Mente […] hé huma escriptura de doação que Affonso Martinz meio conigo fez ao Cabido de huns moinhos e herdades junto ao Rio Pavia com obrigação de tres Missas cada anno pela alma de seo irmão Vasco Martinz. 1404.”

Código de Referência: PT/ADVIS/COL/PERG/000097
Cota atual: n.º 9
Disponível para consulta em: https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1046262
Esta notícia foi publicada em 5 de Dezembro de 2023 e foi arquivada em: Documento em destaque.