7 de Março de 2025
Foi há 177 anos…
No mês em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, apresentamos o assento de batismo de Rita, uma mulher que demonstrou muita coragem e motivação para desafiar o destino e a sociedade da época.
Natural do lugar de Casal Mendinho, freguesia de Ribafeita, concelho de Viseu, filha de Manuel Lopes e Josefa de Almeida, nasceu no dia 5 de março de 1848, tendo sido batizada a 13 do mesmo mês e ano. Falamos da Beata Rita Amada de Jesus, religiosa fundadora do Instituto das Irmãs Jesus Maria José. Desde cedo mostrou o desejo de se tornar religiosa, apesar dos pais pretenderem arranjar-lhe um bom casamento. Acabou por ingressar na vida consagrada aos 20 anos e aos 29 anos entra no Convento das Irmãs da Misericórdia. Alguns anos depois deixou aquela congregação e dedicou-se à missão de dar assistência a meninas abandonadas. Em 1880, funda um colégio e também o Instituto das Irmãs Jesus Maria José.
Após a implantação da República, em 1910, a Igreja sofreu uma ampla perseguição o que resultou de uma apropriação dos bens do Instituto pelo Estado. Apesar das contrariedades da época, não se deixou esmorecer e num breve espaço de tempo estendeu a obra do apostolado a outras dioceses de Portugal. Conseguiu, igualmente, localizar algumas irmãs dispersas e reagrupá-las numa humilde casa, enviando-as depois em grupos para o Brasil, com o intuito de continuar a obra iniciada na sua terra natal.
Faleceu em 6 de janeiro de 1913, em Ribafeita, seguindo o funeral para o cemitério local. Madre Rita, conhecida como “Apóstola da Família”, foi beatificada em 28 de maio de 2006, após lhe ter sido atribuído o milagre da cura de uma mulher brasileira que sofria de uma doença mortal do intestino, ocorrido em 1989.
Foi instituído o dia 24 de setembro como festa litúrgica a Madre Rita, tendo grande devoção por todo o mundo, e de forma muito particular na sua freguesia natal, Ribafeita.
Documento disponível para consulta em: https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1202193
Código de Referência: PT/ADVIS/PRQ/PVIS20/001/0008
Cota: cx. 20-C n.º 16