15 de Janeiro de 2025
Foi há 699 anos…
Pertencendo ao fundo “Pergaminhos”, neste mês de janeiro destacamos a Carta de Confirmação do Rei D. Afonso IV, de todos os privilégios e liberdades concedidas pelos reis, seus antecessores, ao Cabido da Sé de Viseu.
Pode ler-se:
“Dom Affonsso pela graça de deus Rei de Portugal e do Algarve A quantos esta carta virem faço saber que eu querendo fazer graça e mercee aa See de Viseu Outorgolhi e confirmo as cartas que ha das graças e merçees liberdades e benfeitorias que lhi fezerom os reis que antre mim foram. E mando que lhi sejam compridas e aguardadas em todo assi como em elas he contehudo E que nenhum nom lhi vaa contra elas so pea dos meus encoutos. Em testemonho desto lhi dei esta minha carta Dei em Lixboa quinze dias de Janeiro. El Rei o mandou Martim Estevez a ffez Era de mil trezentos e sassenta e quatro anos”
No verso: “Carta del Rei Dom Afonso em como confirmou todallas todos privilegios e liberdades a Eglesia de Viseu”
Uma pequena curiosidade, como na Península Ibérica, usava-se predominantemente a Era de César ou Era Hispânica, devemos retirar 38 anos relativamente ao ano registado no documento original. Neste exemplo, estando escrito Era de 1364, a correspondência à cronologia que utilizamos hoje em dia será: ano de 1326, ou seja, o documento completa 699 anos.
Código de Referência: PT/ADVIS/COL/PERG/000025
Cota atual: Dev. mç. 2, n.º 48
Disponível para consulta em: https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1046190